Presidente Da República Filipe Jacinto Nyusi Recebeu Hoje 1 De Março No Seu Gabinete, André Matsangaissa Junior e os Seu Órgãos
Hoje recebi os membros do Grupo de Contacto no âmbito do DDR. Na ocasião, o líder do Grupo, Mirko Manzoni, apresentou-me André Matsangaíssa Júnior, que decidiu abandonar a Junta Militar da Renamo e voltar ao convívio dos moçambicanos pela paz, em resposta ao meu convite e do envido especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para Moçambique, um gesto que todos devemos saudar e encorajar.
O facto de ele decidir juntar-se a nós não quer dizer que tem as mesmas ideias do Governo, de um partido ou de um outro cidadão, mas a decisão que tomou de que quer viver na diferença com os outros moçambicanos é que é salutar.
Felicito também as Forças de Defesa e Segurança pelo facto de não pensarem que as vitórias só se fazem no campo de batalha. Esta maneira pacífica é uma das melhores vitórias que podemos ter como moçambicanos, porque as vitórias nem sempre podem ser no teatro operativo.
Apelo aos membros da Junta Militar da Renamo nas províncias Manica, Sofala, Tete e Niassa para que se juntem à razão e ao povo moçambicano, para como irmãos participarem na construção do país. A comunicação social também deve apoiar estes esforços, conversando e colhendo visões doutras forças vivas da sociedade moçambicana para que contribuam para a pacificação do país.
0 Comentários